Saturday, September 6, 2008

Uma estranha no ninho

Por mais que eu tenha tentado, nunca consegui manter um diario. Me arrependo loucamente de nao ter escrito um enquanto estava na Africa do Sul. Pois alem de ter desenvolvido uma opiniao bem critica em relacao ao pais e ter me sentido em casa desde o primeiro instante, a primeira viagem overseas tem um gostinho a mais de aventura que as seguintes nao tem... aquele lance de marinheiro de primeira viagem.

Apos um planejamento de um pouco mais de um ano e de ter perdido a conta de quantas vezes ouvi dos meus pais que eu nao viria mais. Aqui estou, a cinco dias na China. Mais especificamente, em Beijing. E apesar de nao falar Mandarim e de nao ter amigos (favor nao fazer aquela carinha de pena), viver aqui esta sendo um desafio prazeroso. Afinal de contas e mais f'acil encontrar um chines com bunda do que um que fale ingles. Estou ficando craque em mimicas!

Pegar o onibus do aeroporto pro meu bairro teria sido A Missao Impossivel Sabe la Quanta se um chines que ja morou nos USA nao tivesse me ajudado. O onibus saiu por apenas R$7 enquanto um taxi sairia por mais de R$200. Mas o que nao tem preco mesmo foi ver os chinesinhos franzinas carregando minhas malas (cada uma com quase 30kl) pra la e pra ca. Sim, eles sao muito educados.

Moro num bloco de apartamentos oposto a faculdade. Qndo subo as escadas, me sinto num lugar mal-assombrado, pois e escuro, com parede cinza e descascada e com um barulho distante de gotas de ar-condicionado caindo em algum lugar. O pior e que as luzes acendem e apagam a medida que voce muda de piso. E por mais que eu suba correndo, sempre lembro daqueles filmes de terror orientais. Acho que minha mae nao ficaria nesse predio nem um dia sequer.

Agora chega de reclamar. O apto e espacoso ate por demais e tem ar-condicionado ate na sala. Meu quarto e great n huge! Tenho cama de casal, `varanda interna` e um guarda-roupa que minhas roupas nao ocupam nem 1/4 (que delicia!). Nao ha um canalzinho sequer em ingles, mas tenho uma tv huge tb. Qndo me espanto de madrugada, as vzs fico hrs assistindo os programas daqui. Tem uns de comedia que nao precisa saber Mandarim pra dar risada das figuras chinesas. E ja to ate acompanhando uma novela. Pra explicar previamente, e estilo Malhacao mas se passa com os samurais num templo. E eles lutam no ar pela chinesinha good-looking.

Divido o flat com duas vietnamitas. Apenas uma fala ingles. E bem pouquinho. Mas sao muito queridas. Sempre o dicionario english-vietnamese por perto. Ate na minha mao elas seguram na hora de atravessar os cruzamentos longuissimos que tem por aqui.

Ja cheguei a pensar que eu era a unica ocidental no bairro em que moro. Mas um brasileiro que mora aqui a anos disse preu nao me precipitar e que esse bairro e muito muito maior do que eu penso.

Tento sair de casa o mais discreta possivel. Uns me olham como se eu fosse uma alien. Acho que vou tentar sair toda de cinza... quem sabe nao me camuflo atraves da nuvem de poluicao e predios acizentados de Beijing..

Comida Ocidental aqui e extramamente cara quando comparada a Oriental. Eu, particularmente, estou amando a comida Chinesa. Todo dia escolho uma figura diferente do cardapio. Um dia desses me arrisquei a pedir um prato apimentado. Depois de poucos minutos ja se podia notar umas lagrimas saindo dos meus olhos. Mas era tao tao gostoso!.. Fui ate o fim. Detalhe: nao serviam agua nesse restaurante. Apenas cha verde a rodo.

O meu unico problema esta sendo me adaptar ao horario daqui. Sinto muito sono no final da tarde. E acordo no inicio da madruga. Tomo banho e venho pra rua comer, andar e usar a inernet... Me deram uma dica: andar bastante debaixo de sol durante o dia pra tentar fugir do jetlag. Mas nao esta funcionando muito bem. Como vou ter aula a tarde, vou criar meu proprio horario de estudo. Mas desta vez oposto ao que sempre tive. Como as vzs consigo levar meu sono ate umas 4 da madruga. Estudarei cedo em casa e assim que a biblioteca abrir, vou pra la.

Quinta-feira houve a cerimonia de abertura das aulas, diga-se de passagem, tediante pros alunos que nada sabem de Mandarim. O auditorio estava cheio. Cheio de orientais! Coreanos (a maioria), Japoneses, Mongolianos, Vietnamitas, Indonesianos...Apenas uns 5% dos estudantes sao ocidentais.

O nome do blog seria ain`t no blue sky. Alem de soar muito bem e me lembrar uma musica, condiz com minha realidade. Lembro que qndo voltei de Cape Town senti muita falta do ceu que coloria e me alegrava vrs hrs do dia. Aqui o ceu e cinza a qualquer hora do dia e parece que tem sempre uma grande massa de poluicao (nao so parece) embassando a vista pros milhares de predios daqui de Beijing.

Beijos pros meus pais que apesar de eu nao ter consigo falar desde que cheguei, fizeram tudo isso possivel e me mandam muita forca.

P., I love you.

Um beijo enorme pra Helio que me ajudou com um link em ingles do blog e pra td mundo.


Zai Jian!

11 comments:

gheisy said...

Paty desejo que essa viaje seja muito proveitosa pro seu futuro,e que vc saiba aproveitar as oportunidades que a vida esta de dando ,felicidades e muito sucesso nessa nova experiencia no mundo oriental. Beijos,gheisy,clenildo e maria luísa!!!!!!!

Unknown said...

Uma ótima redatora eu diria trasncreve bem os sentimentos e assim e bom velho encarar as mudanças com garra sabe e determinação e eu axo por tão pouco q te conheço vc e mt boa nisso logo logo essa "estranha no ninho"vai tar causando mt com o resto dos passáros bjs Pati

Deniac said...

Uhu, vou ficar acompanhando ok? por favor escreva sempre... gosto de saber as impressões das pessoas em viagens como essa!!!
beijos

by far, said...

Amiga você se adpata em qualquer ninho meu bem!Absorva tudo de bom que puder !coma muita comida chinesa por um precinho camarada!estude direitinho pra me ensinar(/morrelogonandy)e continue escrevendo pra eu ficar mais "perto" de você sabendo como vc tá etc&tal. rueeeh
te amo velho!

xoxo e 'thai thien'(rééé)

Gabriela Cardoso said...

vc não para em menina? vários continentes, boa sorte...

=]

Borba said...

legal patê, vai ser bom pra acompanhar dessa vez.

espero que tu consiga atualizar sempre que tiver a oportunidade :)

Jessica Rampazo said...

Patoca!
Sei bem o que sente quando fala do céu cinza, quando vou para SP, desde que moro aqui, sinto a mesma falta do céu azul...

Beijos!

Anonymous said...

Minha gatona! Bom receber notícias suas, mas espero mesmo que vc mantenha esse blog atuaizado! E outra, assim que der, quero ver fotos, claro! :)
Sucesso p/ vc! e me conta uma coisa, cm estão as aulas apartir de agora? Já sabe falar oi,tudo bem? em mandarim?
ahuuahuhauhauha
beijos com saudades eternas :***

Mr. Guima said...

Sorte e Sucesso ai Paty.
Escreva bastante hein? Tenho muitos amigos que passam as férias ai. AAi morro de vontade de conhecer. rs

Espero que esse blog sobreviva.
kkkkkkkkkkk

kisses

Unknown said...

Paty obrigada por estar dividindo essa experiência!São três horas da manhã aqui, perdi o sono.Aliás nos ultimos dias têm sido assim.Acho q foi a mudança no horário de trabalho; afinal agora divido meu dia entre as coisa da casa,Leticia,Laura,academia, estudo muito estudo p/ concurso no fim do mês.Bom mas,a princípio tudo pode parecer muito estranho por aí,com certeza logo vc vai se adaptar.Fala sério,bom é enfrentar esses desafios.Eu sei q vc vai se sair bem;daqui a pouco tá mandando p/ gente palavras em mandarim!!Força aí ;fica c/ Deus.Vou acompanhar viu?Bjs.KKu

Weirdo said...

quando e se você voltar pro Brasil me avisa?
pra eu brincar de vietnamita e segurar na sua mão na hora de atravessar a rua.
e pra te ajudar a acertar o fuso também! tenho ótimas técnicas!
=D